RELÓGIO DO APOCALIPSE

sábado, 29 de janeiro de 2011

A Natureza em revolta

As opiniões, teorias, estudos e até filmes falam, explicam e divergem sobre a evolução do Mundo e o destino que nos espera. Mas, existe um facto que ninguém descura, que é o aumento das catástrofes naturais e a intensidade com que estas têm surgido e o grau de destruição que têm deixado por todo o Mundo.

Para além da atividade direta do Homem sobre a Natureza, a expansão da população mundial e a urbanização contribuem e muito para o aumento das catástrofes naturais. 1 em cada 3 pessoas vive a 100 quilómetros do litoral, em 13 das 19 grandes cidades mundiais, com mais de 10 milhões de habitantes. Sendo uma das consequências do aquecimento global a subida do nível do mar, que poderá colocar em perigo milhões de vidas nos próximos anos. Por exemplo, na Indonésia, nos últimos anos, desapareceram 24 ilhas por causa das catástrofes naturais, revelou o ministro indonésio dos Assuntos Marítimos, à agência oficial Antara. “Os cientistas prevêem que a Indonésia possa perder, pelo menos, duas ilhas até 2030”, alertou.

200 milhões em risco, em 2008

Em 2008, mais de 300 catástrofes naturais fizeram cerca de 236 mortos e deixaram 200 milhões de pessoas sem recursos. E, em 2009, foi lançado o relatório “Redução dos riscos de catástrofe: balanço mundial 2009”, o primeiro do género produzido pela ONU. Neste documento é salientado o facto das alterações climáticas, a degradação do Ambiente e a urbanização anárquica estarem a afetar as populações de todo o Mundo.

“Cada país tem a capacidade e o dever de redobrar os esforços para responder a este apelo, para prevenir as catástrofes naturais e atenuar os seus efeitos”, dizia Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas. “Todos nós sabemos que os pobres e os países em desenvolvimento são aqueles que mais sofrem com as catástrofes”, comentou, referindo-se, nomeadamente, ao Bangladesh, à China e à Índia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...