Rudolf Elmer, o ex-banqueiro conhecido por ter disponibilizado informação ao WikiLeaks, foi considerado culpado por violação do sigilo bancário por um tribunal suíço. A condenação é de dois anos de pena suspensa
O veredicto foi conhecido hoje, num julgamento realizado na Suíça, onde o antigo responsável pelas operações do banco Julius Baer nas Ilhas Caimão era acusado de violação do sigilo bancário e ameaças contra um funcionário da instituição.
Segundo avança a agência Reuters, o ex-banqueiro foi considerado culpado e condenado a dois anos de prisão, com pena suspensa, e uma multa de 7200 francos suíços, cerca de 5500 euros.
Em tribunal Rudolf Elmer, que se tornou conhecido há cerca de três anos por ter disponibilizado informação ao WikiLeaks, chegou a admitir ter divulgado dados financeiros confidenciais às autoridades fiscais da Suíça, mas negou as acusações de ameaças ou ter recebido dinheiro em troca da informação.
Esta semana Rudolf Elmer voltou a ser notícia, depois de ter entregue a Julian Assange, o fundador do site, dois discos rígidos com os dados de cerca de 2 mil pessoas e entidades com dinheiro depositado em contas offshore.
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário