RELÓGIO DO APOCALIPSE

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Vaticano terá aconselhado bispos irlandeses a esconder padres pedófilos


Um departamento do Vaticano pediu à Igreja na Irlanda que não informasse as autoridades sobre os padres alegadamente envolvidos em abusos sexuais contra menores, revela uma carta enviada em 1997 e divulgada hoje pela cadeia televisiva irlandesa RTE.

Dirigida aos bispos irlandeses, a missiva critica uma iniciativa que pretendia «informar por obrigação» qualquer denúncia de abuso, política que gerou «sérias reservas» entre as autoridades do Vaticano.

A carta está assinada pelo já falecido arcebispo Luciano Sotero, que representava diplomaticamente o Papa João Paulo II na Irlanda, e poderá ser meio de prova nos julgamentos dos casos, segundo a RTE.

Entretanto, o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, já reagiu e afirmou que uma carta escrita pelo Núncio Apostólico na Irlanda aos bispos do país, em 1997, não prova uma alegada política de encobrimento dos casos de abusos sexuais, segundo escreve a agência Ecclesia.

«Em primeiro lugar, é preciso notar que a carta não sugere, de forma alguma, que as leis do país não devem ser seguidas», refere o padre Lombardi. O director da sala de imprensa da Santa Sé afirma que a carta tem recebido um «tratamento tendencioso» por parte dos media que a apresentaram como «prova de uma instrução, do Vaticano, para encobrir casos de abusos sexuais de menores».

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...