RELÓGIO DO APOCALIPSE

sábado, 1 de janeiro de 2011

Desvendando Marte - Dunas


As dunas marcianas são lineares, provavelmente devido a mudanças na direção do vento

Dunas de materiais arenosos ficaram presas no fundo de muitas crateras marcianas. Esta imagem mostra algumas dessas dunas, dentro de uma cratera em Noachis Terra, a oeste da gigantesca cratera de impacto Hellas, no hemisfério sul de Marte.

A câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) capturou esta imagem impressionante no dia 28 de Dezembro de 2009. A sonda voltou a fazer observações em meados de Dezembro após um intervalo de três meses.

Campos de dunas espaciais

As dunas aqui são lineares, provavelmente devido a mudanças na direção do vento. Em alguns lugares, cada duna é muito semelhante às dunas adjacentes, incluindo uma faixa avermelhada (cor de poeira) na face voltada para nordeste. Grandes rochas angulosas podem ser vistas no chão, entre as dunas.

Os mais extensos campos de dunas lineares conhecidos no Sistema Solar estão na grande lua Titã, de Saturno. Titã tem um ambiente e composição muito diferentes de Marte, de forma que, com uma resolução na escala de metros, elas provavelmente parecerão muito diferentes das dunas de Marte. Titã nunca foi fotografada nesta resolução.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...