RELÓGIO DO APOCALIPSE

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cinco membros da Anonymous detidos no Reino Unido por ciberataques


Detidos teriam participado em ataques contra sites que deixaram de fornecer serviços à Wikileaks

Cinco suspeitos da autoria de ciberataques foram detidos no Reino Unido. Pertencerão à rede Anonymous, que apoiou a WikiLeaks.

Os detidos têm entre 15 e 26 anos e são suspeitos de ter levado a cabo ataques informáticos contra “sites” de empresas que bloquearam o acesso a contas de transferência de dinheiro para a WikiLeaks, liderada por Julian Assange e responsável pela divulgação de diversas mensagens diplomáticas secretas.

Entre os “sites” que foram atacados estão o da PayPal e a Mastercard. O grupo que perpetrou os ciberataques é uma coligação difusa de "hackers e cidadãos comuns, identificados como Anonymous. Manifestou apoio à WikiLeaks, mas sobretudo oposição ao que considerou ser uma tentativa de censura ilegítima por parte do Governo dos EUA, que tentou abafar a divulgação dos telegramas diplomáticos obtidos pela organização de Assange.

As detenções ocorreram em várias zonas do Reino Unido – West Midlands, Northamptonshire, Hertfordshire, Surrey e Londres. Os suspeitos poderão ser condenados a penas até dez anos de prisão e a multas que poderão rondar os 5700 euros.

Segundo o comunicado da polícia, citado pela AFP, “as detenções estão relacionadas com ataques de negação de serviço levados a cabo na Internet por um grupo que se apresenta como Anonymous”. Os “hackers” terão lançado um ataque que inviabilizou o acesso a vários “sites”.

Segundo a polícia britânica, a investigação foi conduzida em conjunto com responsáveis europeus e norte-americanos.

No início de Dezembro já tinham sido detidos dois holandeses, um de 16 e outro de 19 anos, acusados de levar a cabo ataques contra “sites” que privaram a WikiLeaks do seu financiamento.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...