Durante o último ano foram processadas quase 100 mil pessoas nos EUA devido à partilha de ficheiros ilegais através de sistemas P2P (peer-to-peer)
A informação é avançada pelo portal TorrentFreak, que refere que no total foram a tribunal 99.924 cibernautas norte-americanos, acusados de violação de direitos de autor por partilharem ficheiros ilegais em sites P2P.
Os números avançados pelo portal dizem respeito a cibernautas acusados em processos colectivos, ou seja, processos onde são acusadas diversas pessoas debaixo da mesma acusação.
Um dos objectivos das empresas com estes processos massivos, de acordo com o portal, é tentarem recuperar o dinheiro que perdem com os downloads ilegais, gastando pouco, porque defendem que é mais barato avançar com um processo colectivo do que processar os acusados um a um.
Com esta táctica, que está a ser utilizada sobretudo por estúdios dedicados à pornografia, as empresas acusadoras pedem uma média de mil dólares de indemnização por acusado.
De acordo com os dados do portal, que dizem respeito ao período entre 8 de Janeiro de 2010 e 21 de Janeiro deste ano, os 99.924 cibernautas arguidos foram processados em 80 processos.
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário