RELÓGIO DO APOCALIPSE

sábado, 29 de janeiro de 2011

Manifestações violentas lançam o caos no Egipto


Continuam os protestos em várias cidades do Egipto a exigir o fim do regime liderado pelo presidente Hosni Mubarak. O Governo decretou o recolher obrigatório.

Governo egípcio decretou hoje, sexta-feira, o recolher obrigatório no Cairo, Alexandra e Suez para tentar travar os milhares de manifestantes que, ao quarto dia, continuam na rua a exigir a queda do regime de Mubarak, no poder há 30 anos.


O exército saiu às ruas e juntou-se à polícia para travar as manifestações, com tiros de balas de borracha, granadas de gás lacromogénio e canhões de água. Há notícias de quatro mortos, três no Cairo e um em Suez, e de várias dezenas de feridos.

As comunicações, entre elas a Internet, estão cortadas, para impedir a mobilização dos manifestantes. Nada que tenha impedido que, após as orações habituais da sexta-feira, os egípcios se tenham reunido para protestar. Quatro jornalistas franceses que estavam a acompanhar os protestos foram detidos, tendo sido libertados após mais de uma hora de negociações.

O líder da opisição, Mohammed ElBaradei, foi apanhado pelos canhões de água e ficou retido dentro de uma mesquita cercado por polícias. Mais tarde, acabou por ser colocado sob prisão domiciliária. ElBaradei regressara ao Egipto na quinta-feira à noite disposto a liderar os protestos por uma mudança de regime no país.

Vários líderes internacionais, como Barack Obama e Hillary Clinton, apelaram já à calma.


fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...