RELÓGIO DO APOCALIPSE

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sócrates nega subserviência de Portugal à Alemanha


"O meu país tem oito séculos de história, o meu país não é subserviente com ninguém", afirmou o primeiro-ministro.

O primeiro ministro, José Sócrates, negou hoje as acusações de subserviência à Alemanha e a Angela Merkel, a pretexto da reunião que ambos mantiveram hoje, em Berlim, em plena crise da dívida soberana.

"O meu país tem oito séculos de história, o meu país não é subserviente com ninguém, só é subserviente com o seu povo e com aquilo que o povo tem a dizer", disse Sócrates, em resposta a uma pergunta de um jornalista português, na capital alemã.

Sócrates acrescentou que Portugal "tem um compromisso com a Europa, e por isso trabalha com a Alemanha, de forma empenhada", no projeto europeu.

"Lamento, mas não acompanho o sentimento de alguma imprensa em Portugal, não tenho um sentimento nem provinciano, nem um sentimento de inferioridade relativamente a nenhum país, todos os meus colegas são tratados por mim como iguais, e é também essa a forma como me tratam", disse o dirigente socialista.

Entreajuda entre Portugal e Alemanha

Inquirido sobre os ganhos efetivos do encontro com Merkel, Sócrates, disse que "sim, há um ganho para a Europa", acrescentando que o convite de Merkel foi para discutir os assuntos a debater no próximo Conselho Europeu.

"Portugal e a Alemanha estão muito habituados a trabalhar e a cooperar para a resolução dos problemas europeus", disse ainda Sócrates, lembrando a entreajuda entre os dois países para fazer aprovar o Tratado de Lisboa, quando tiveram duas presidências sucessivas da União Europeia, em 2007.

Merkel ouviu atentamente a resposta de Sócrates, e fez questão de sublinhar, a encerrar a conferência de imprensa, que os líderes europeus "não têm de maneira nenhuma" uma mentalidade de subserviência ou de inferioridade ou superioridadeuns em relação aos outros.

"Achamos que estaremos melhor se estivermos unidos, em muitas questões mundiais", concluiu a chanceler.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...