Pelo menos 150 computadores do Ministério da Economia e Finanças de França foram alvo de um ataque informático em larga escala, que tinha como principal objectivo os documentos da presidência francesa do G20 e questões económicas internacionais.
"Trata-se de profissionais organizados. É o primeiro ataque contra o Estado francês com esta amplitude", afirmou Patrick Pailloux, director-geral da Agência Nacional de Segurança de Sistemas de Informação, adiantando que a Direcção do Tesouro foi a mais afectada e que foram pirateados numerosos documentos, nenhum particular.
Ainda não foi determinada a origem do ataque, mas algumas informações foram redireccionadas para endereços chineses", disse um alto funcionário sob anonimato, ainda que segundo o próprio "isto não queira dizer grande coisa".
Segundo o El Mundo, que cita a revista Paris Match, o ataque seguiu um método típico e muito conhecido: os 'hackers' tomaram o controlo de um computador através de um cavalo de Troia e conseguiram usar o correio electrónico para entrar em mais centena e meia. Uma equipa de segurança informática está a passar a pente fino os computadores e redes de todos os outros ministérios. "Desde há dois meses que 20 e 30 pessoas trabalham dia e noite sobre este assunto, Os 'hackers' tentaram atacar outros ministérios, mas parece que só tiveram resultados neste", diz fonte governamental.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário