Watch live streaming video from occupynyc at livestream.com

segunda-feira, 7 de março de 2011

EUA têm plano secreto para armar rebeldes líbios


Os EUA estão-se a preparar para uma eventual guerra civil prolongada na Líbia, entre o regime de Muammar Kadhafi e os rebeldes que exigem a queda do ditador. Os norte-americanos terão pedido à Arábia Saudita para fornecer armas aos rebeldes.

Segundo o The Independent, o reino saudita, um dos países mais fechados do mundo e que enfrenta o seu próprio 'dia de raiva' na sexta-feira, ainda não respondeu ao pedido "altamente classificado" dos norte-americanos. Isto apesar de o Rei Abdullah ser inimigo confesso de Kadhafi, pois este tentou assassiná-lo.

Os EUA terão dito aos sauditas que os rebeldes necessitam prioritariamente de rockets e morteiros anti-tanque para travarem a contra-ofensiva de Kadhafi e mísseis terra-ar para responder aos ataques aéreos. Se os rebeldes conseguirem responder ao ditador e atacarem os seus redutos, a pressão sobre os líderes do Ocidente para intervirem ou pelo menos criarem uma zona de exclusão aérea diminuem, diz o mesmo jornal.

O The Independent lembra ainda que esta não é a primeira vez que os sauditas servem de apoio militar para a política externa norte-americana: estiveram envolvidos no escândalo dos Contra e armaram as guerrilhas que combateram a União Soviética no Afeganistão. Depois também financiaram e armaram os talibãs, inimigos dos EUA.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...