RELÓGIO DO APOCALIPSE

domingo, 20 de março de 2011

Manifestantes contra presença de Obama no Rio de Janeiro


Um grupo de manifestantes reuniu-se hoje, no Rio de Janeiro, para protestar contra a presença do presidente dos EUA, Barack Obama, no Brasil.

A previsão dos organizadores de reunir cerca de 500 manifestantes concretizou-se e os activistas se reuniram no centro da cidade. Munidos de bandeiras de partidos políticos, os activistas gritavam palavras como "Obama go home!" e "O pré-sal é nosso!", num protesto contra o acordo assinado entre os dois países para explorar as recentes descobertas de petróleo, no Brasil.

"O protesto é uma crítica à visita de Obama, ao interesse norte-americano no pré-sal e aos ataques à Líbia", disse à Lusa o líder sindical Rafael Duarte. Segundo ele, os movimentos sociais defendem que as recentes reservas de petróleo, descobertas abaixo da camada de sal, no litoral brasileiro, sejam utilizadas para desenvolver o Brasil.

"O petróleo é nosso, o pré-sal não tem que servir para o Brasil tornar-se um grande exportador mundial, é uma riqueza preciosa", disse Duarte. Os manifestantes foram acompanhados por um forte esquema de segurança, que inclui viaturas, agentes disfarçados e dezenas de polícias a cavalo.

Para evitar um possível confronto entre polícias e manifestantes, os organizadores do protesto desistiram de se aproximar do Teatro Municipal, onde Barack Obama fará um discurso para cerca de 800 convidados. Os activistas fizeram em voz alta um juramento prometendo não entrar em confronto com as forças de segurança. "Reiteramos a nossa preocupação em não fazer qualquer tipo de provocação. Isso é uma manifestação unitária e pacífica", salientaram os manifestantes. Na última sexta-feira, 13 manifestantes foram detidos durante um protesto com a visita de Obama, em frente ao consulado norte-americano, no Rio de Janeiro.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...