RELÓGIO DO APOCALIPSE

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Responsáveis de Fukushima ignoraram relatório que alertava para os perigos em caso de tsunami















Os responsáveis pela gestão da central nuclear de Fukushima ignoraram um relatório, emitido em 2008, que alertava para os possíveis riscos e danos no caso de um tsunami atingir a região. A Tepco, empresa encarregue de gerir a central, recebeu um relatório interno que alertava para os efeitos de um tsunami de dimensões semelhantes ao que assolou o Japão, em Março.

O relatório, datado de 2008, informava os responsáveis da Tepco que a central de Fukushima não estava devidamente preparar para resistir aos efeitos de um tsunami que produzisse ondas que rondassem os 10 metros de altura. Assim, a empresa terá ignorado o relatório que alertava para os perigos colocados à central nuclear caso ocorresse um tsunami.

Em Março, o sismo e subsequente tsunami ergueram ondas com mais de 14 metros que acabariam por causar danos severos à estrutura da central de Fukushima, que não conseguiu impedir as fugas radioactivas que obrigaram o governo japonês a evacuar a região num raio de 30 quilómetros.

De acordo com o The Guardian, na altura os responsáveis consideraram que o relatório continha estimativas «irrealistas», desconsiderando as medidas que evocava. Hoje, o diário britânico revela que Masao Yoshida, director da central desde 2008, vai começar a ser tratado a uma «doença não especificada».

A Tepco já clarificou que a doença de Yoshida não está relacionada com a central de Fukushima, mas vários rumores têm apontado que o gestor estará a lutar contra os efeitos da exposição à radiação nuclear.

Apesar de Masao Yoshida ser o responsável pela gestão da central desde a altura em que o relatório foi alegadamente ignorado, o dirigente tem recebido elogios pela forma como lidou com a catástrofe em Fukushima.

Nos dias e semanas que sucederam o tsunami, foi Yoshida quem ordenou que fosse utilizada água do mar para arrefecer os reactores da central, face aos danos que tinham sido causados nos sistemas de arrefecimento.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...