RELÓGIO DO APOCALIPSE

sábado, 12 de novembro de 2011

Detectados níveis de radiação na República Checa
















Níveis reduzidos de radiação foram esta sexta-feira detectados na República Checa. A Agência Internacional para a Energia Nuclear (IAEA) já colocou de parte a hipótese da radiação provir do Japão, e os especialistas checos dizem estar «100 por cento seguros» de que a radiação não teve origem no país.

A Alemanha também já revelou que foram detectados indícios de radiação no norte do país.

A IAEA avançou que os níveis de iodo-131 detectados na atmosfera checa são «muito reduzidos» e vão-se dissipar ao fim de aproximadamente oito dias. «A IAEA acredita que a radiação detectada não representa qualquer perigo para a saúde pública e que esta não foi causada pelo acidente na central nuclear de Fukushima», lê-se no comunicado divulgado pela agência.

Mas a detecção dos níveis de radioactividade na atmosfera da República Checa está a inquietar tanto os especialistas checos.

A BBC citou uma responsável do gabinete checo para a Segurança Nuclear, Dana Drabova, que disse ter «100 por cento de certezas» que a radiação não tem origem em nenhuma das centrais nucleares do país. A responsável sugeriu que o iodo detectado pode ter sido originado por uma fuga na produção de radiofármacos.

A mesma postura foi reiterada pelo ministro do Ambiente do país, ao vincar também que a radiação não foi originada por nenhuma das centrais nucleares da República Checa.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...