Foi detectada uma nova campanha de «phishing» que usa o nome da Apple, mais concretamente do iTunes, e do Facebook para conseguir dados dos utilizadores destas plataformas online
Na campanha agora detectada os cibecriminosos usam duas formas de actuação, sendo que em ambos os casos recorrem ao envio de e-mails.
Numa das campanhas, a que usa o nome do Facebook, é enviada uma página de registo falsa ao utilizador, acompanhada da mensagem de que a sua conta será fechada no prazo de 24 horas devido a denúncias por parte de outros utilizadores. E para que tal não aconteça o solicitado o preenchimento de página de registo falsa, ficando assim os piratas na posse dos dados pessoais e dos cartões de crédito.
No caso do iTunes, é enviado um e-mail a dizer que o utilizador tem direito a 50 euros de compras nesta loja online. Mas o ficheiro ZIP que segue no e-mail contém um programa malicioso que irá dar aos piratas o acesso ao computador infectado.
Neste último caso é usada como estratégia para levar os utilizadores a abrir o ficheiro o Black Friday nos EUA, dia conhecido pelas campanhas de descontos e ofertas realizadas por várias lojas.
fonte: Sol
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