RELÓGIO DO APOCALIPSE

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Obama encontra-se com Sarkozy e Merkel antes do G20


O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai encontrar-se com a chanceler alemã Angela Merkel e com o presidente francês Nicolas Sarkozy, em reuniões bilaterais antes da próxima cimeira do G20, anunciou hoje a Casa Branca.

"Estas são, obviamente, as duas maiores economias da zona euro e dois líderes com quem o Presidente tem estado em contacto muito próximo nas últimas semanas e meses", disse Ben Rhodes, conselheiro adjunto dos Estados Unidos para a Segurança Nacional. A cimeira do G20 - o grupo das principais economias mundiais -, que decorre sob presidência francesa, deverá ter como principal assunto os esforços europeus para combater a crise da dívida e evitar que se espalhe ao resto do mundo.

"Serão encontros muito importantes, para Obama trocar ideias com estes líderes, antes do início do G20", acrescentou Ben Rhodes. Washington já admitiu que o principal objectivo da participação dos Estados Unidos na cimeira do G20, em Cannes, na quinta e na sexta-feira, é insistir com os países europeus para que adoptem medidas concertadas que permitam evitar o contágio da crise europeia de dívida soberana para as economias globais.

Obama deverá deixar Washington, na quarta-feira, para chegar a França na quinta-feira, quando arranca a cimeira. Na sexta-feira, depois do final da cimeira, o presidente dos Estados Unidos agendou já um encontro bilateral com Cristina Kirchner, a presidente da Argentina, país que é também membro do grupo das 20 maiores economias mundiais.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...