RELÓGIO DO APOCALIPSE

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

WikiLeaks candidato ao Prémio Nobel da Paz


Um deputado norueguês apresentou a candidatura do site WikiLeaks ao Prémio Nobel da Paz de 2011, devido à sua luta pela liberdade de imprensa.

O deputado socialista norueguês, Snorre Valen, anunciou hoje que apresentou a candidatura do site de Julian Assange, WikiLeaks, para o Prémio Nobel da Paz de 2011 devido ao seu trabalho de luta pela liberdade de imprensa, avançou a Folha.com.

"O WikiLeaks é um dos principais apoiantes da causa da liberdade de expressão e da transparência deste século. Por isso, é uma alegria nomeá-lo", afirmou Valen, do Partido de Esquerda Socialista. Segundo o deputado, desde a sua criação, em 2006, o site tem publicado milhões de documentos que autoridades e organizações ocultaram da opinião pública.

Snorre Valen afirmou ainda que as revelações do WikiLeaks sobre a economia da família do ex-ditador da Tunísia, Zine el Abidine Ben Ali, obrigado a deixar o governo no mês passado, foram uma contribuição importante para o fim da ditadura naquele país.

"O WikiLeaks tem publicado e ajudado a revelar casos de corrupção, ilegalidades cometidas por governos e empresas e informações muito importantes sobre vigilância ilegal, crimes de guerra e tortura cometidos por uma série de estados", disse o norueguês na sua petição. Valern acrescentou ainda que as contribuições do site ajudam a um melhor entendimento das estruturas sociais e ao debate sobre as fronteiras da liberdade de expressão, o conhecimento e a democracia.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...