RELÓGIO DO APOCALIPSE

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Preço dos alimentos a nível mundial atinge novo recorde


Os preços dos alimentos a nível mundial atingiram um novo recorde em Janeiro, o sétimo aumento consecutivo, devido à escalada no preço das matérias-primas, indicou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU).

Um índice de 55 matérias-primas alimentares, calculado pela FAO (Food and Agriculture Organization) subiu 3,4 por cento face a Novembro, um aumento de 231 pontos base, o sétimo aumento consecutivo.

A liderar os aumentos estiveram as matérias-primas relacionadas com os lacticínios, que lideraram os crescimentos entre as cinco categorias de produtos alimentares, com uma subida de 6,2 por cento, indicou a agência com sede em Roma.

Os preços das matérias-primas relacionadas com alimentos alargaram as subidas no mês passado, após uma escalada em 2010 devido às secas e cheias que se fizeram sentir desde a Rússia à Argentina, causando graves danos nas plantações.

Os elevados preços dos alimentos contribuíram para a escalada das tensões e dos protestos na Tunísia que levaram ao exílio do presidente Abidine Ben Ali no mês passado e às manifestações que ainda se fazem sentir nas ruas do Egito, onde os manifestantes exigem a demissão do presidente Hosni Mubarak, que já anunciou que não ser irá recandidatar nas eleições de Setembro, depois de mais de três décadas no poder.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...