RELÓGIO DO APOCALIPSE

domingo, 29 de julho de 2012

Superespião americano em conferência de piratas informáticos para "recrutar" aliados


O superespião americano Keith Alexander participou, esta sexta-feira, na conferência anual de piratas informáticos e especialistas em segurança em Las Vegas, nos Estados Unidos, procurando recrutar guerreiros para as batalhas que se travam na Internet.

O diretor da Agência Nacional de Segurança foi o último, e talvez o mais controverso responsável federal, a participar no encontro anual.

"Estou muito impressionado com algumas das coisas que se estão a passar aqui", afirmou Keith Alexander durante uma apresentação perante um auditório lotado. "Nesta sala está o talento que a nossa nação precisa para garantir a segurança do ciberespaço", sublinhou.

A visita à conferência de 'hackers' -- a "Def Con" -- surge depois de Keith Alexander ter dito ao jornal "New York Times" que, entre 2009 e 2011, os ataques informáticos a infraestruturas vitais nos Estados Unidos, como redes de energia elétrica e de telemóveis, aumentaram 17 vezes.

Além de estar à frente da Agência Nacional de Segurança, Alexander, o principal responsável da luta contra os ataques informáticos no Pentágono, é general do exército.

"A minha preocupação prende-se com os ataques destrutivos com graves consequências nas infraestruturas cruciais" e sistemas-chave do governo", disse.

O mesmo responsável apresentou uma lista de grandes empresas, incluindo bancos, fabricantes automóveis e até mesmo firmas de equipamentos de segurança informática que foram pirateadas com sucesso nos últimos dois anos.

"Há muitas empresas com uma tremenda experiência na área da segurança informática que estão a ser pirateadas", constatou Keith Alexander.

"A realidade é que esta é a comunidade que constrói muitas dessas ferramentas", sustentou, ao defender que, por isso, "melhor do que ninguém, esta percebe onde é que isso vai dar e o que pode ser feito para corrigir isso".

Keith Alexander, que até qualificou a "Def Con" como a "melhor comunidade cibernética do mundo", exibiu ainda um portal para quem procura emprego na Agência Nacional de Segurança, tendo ainda mostrado o seu lado humorístico, ao afirmar que não pagam tão bem como outros.

A plateia dividiu-se na hora de reagir, com 'hackers' a permanecerem em silêncio e outros a apontar que se querem ser amigos dos piratas deviam parar de prendê-los.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...