RELÓGIO DO APOCALIPSE

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Revista proibida de publicar capa com imagem polémica do Papa

Revista proibida de publicar capa com imagem polémica do Papa

Revistas já colocadas à venda não serão recolhidas

A revista alemã "Titanic" foi proibida, por decisão do Tribunal de Hamburgo, de publicar na capa e na internet uma montagem fotográfica do Papa Bento XVI com uma grande mancha amarela na sotaina branca.

A justiça alemã deferiu, assim, a providência cautelar apresentada pelo Vaticano, que se mostrou chocado com a forma como o Papa foi retratado na revista satírica, sob o título "Halleluja im Vatikan Undichte Stelle gefunden" (Aleluia no Vaticano - Encontrada mais Uma Rutura).

Trata-se de uma alusão ao recente escândalo de furto de documentos secretos na Santa Sé publicados na imprensa e batizado com o nome de "Vatileaks", que conduziu à detenção do camareiro do Papa.

Na contracapa da mesma edição, Bento XVI surgia de costas, igualmente com uma mancha escura na sotaina, a sugerir igualmente, tal como na capa, que o Papa sofre de incontinência urinária, sob o título "Noch eine Undichte Stelle Gefunden" (Encontrada mais Uma Rutura).

Os exemplares da "Titanic" que já foram enviados às distribuidoras não terão, no entanto, de ser retirados do mercado, precisou o porta-voz do tribunal.

O porta-voz da Conferência Episcopal Alemã, Matthias Kopp, afirmou que a "Titanic" "violou os direitos de personalidade do Papa e ultrapassou todos os limites do que é admissível", congratulando-se com a decisão judicial.

Por seu turno, o chefe de redação da revista, Leo Fischer, anunciou que a "Titanic" vai recorrer da sentença.

"Bento XVI entendeu-nos mal, a capa da nossa revista mostra um Papa que festejou efusivamente a descoberta de um espião no Vaticano e entornou um copo de limonada na sotaina", disse o jornalista alemão, lembrando que o Papa é conhecido por gostar de beber o refrigerante Fanta.

Fischer disse ainda esperar que tudo possa ser esclarecido em conversa com o Papa, anunciando que os responsáveis da "Titanic" se recusaram a assinar a ordem do tribunal.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...