RELÓGIO DO APOCALIPSE

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Computadores infetados podem perder acesso à Net



Quem tiver o vírus Alureon no computador corre o risco de ser "expulso" da Internet na próxima segunda-feira, quando os servidores "seguros" forem temporariamente desligados.

Os utilizadores da Internet estão a ser avisados pelo FBI para se assegurarem que os seus computadores não foram atacados pelo vírus "Alureon/DNS Changer bot". Este vírus entrou em milhares de computadores em todo o mundo, no ano passado, e está programado para redirecionar os computadores de sites fiáveis para sites preparados para roubar informações financeiras e pessoais dos seus utilizadores.

A fraude foi descoberta em novembro e levou à detenção de seis cidadãos da Estónia que utilizavam aquele programa para manipularem a publicidade na Internet e dirigir os utilizadores para servidores sob o seu controlo. Após a descoberta, o FBI substituiu aqueles servidores por outros, de transição, para evitar que os utilizadores afetados ficassem de imediato sem acesso net.

Será o desligar destes servidores de transição que poderá deixar milhares de utilizadores sem ligação à Internet a partir desta segunda-feira se, entretanto, os computadores contaminados não tiverem sido limpos do vírus.

Os avisos acerca do problema tem sido feitos através do Facebook e do Google e o próprio FBI criou um site para o efeito. Apesar dos repetidos alertas, o número de computadores infetados ascende a mais de 277.000 em todo o mundo, dos quais, segundo o FBI, 64.000 são norte-americanos. Cerca de 500 empresas foram também identificadas como tendo os seus computadores infetados pelo Alureon.

Para ficarem a saber se o seu computador está infetado ou não, os utilizadores podem visitar o site da empresa contratada pelo FBI em http://www.dcwg.org/ que disponibiliza links para sites de confiança que fazem correr uma rápida análise aos computadores ou explicam aos utilizadores, com instruções detalhadas, a forma de analisarem eles próprios as suas máquinas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...