RELÓGIO DO APOCALIPSE

domingo, 26 de dezembro de 2010

Big Brother. Controlar barcos a partir do espaço



Novo sistema de vigilância espacial está a funcionar a título experimental e consegue detectar todos os barcos

De agora em diante os navios vão ter mais dificuldade em fugir aos olhos do Big Brother - que é como quem diz, aos sinais de AIS (sistema de identificação automática) emitidos através dos radares para os receptores espaciais. Um novo sistema de controlo a partir do espaço está em fase de testes, a tentar resolver algumas dificuldades, sobretudo na hora de distinguir os diferentes sinais em zona de tráfego muito intenso.

"Trabalhando a partir do espaço podemos seguir os barcos durante grandes períodos de tempo, enquanto atravessam o oceano", explica Andreas-Nordmo Skauen, da Organização de Investigação e Defesa (FFI) norueguesa, citado pelo "El País". Há dois receptores de sinal AIS da experiência: um é a Agência Espacial Europeia (ESA) - usando a Estação Espacial Internacional - e o outro funciona a bordo do pequeno satélite norueguês (lançado a 12 de Junho deste ano).

"Recebemos sinais dos barcos no campo de visão do receptor VHF, chamado Norais, na estação espacial. Isto é independente do local onde estão, já que detectamos barcos tanto perto da costa como em alto mar, ainda que a qualidade da detecção dependa do número de barcos no campo de visão", explica Torkild Eriksen, director científico do projecto, acrescentando: "Recebemos mensagens de mais de 60 mil barcos diferentes desde o início da experiência na estação espacial.

O sistema vai permitir aos portos conhecer com antecedência os barcos que chegarão e as rotas percorridas por estes.

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...