RELÓGIO DO APOCALIPSE

sábado, 15 de junho de 2013

"1984" volta aos tops após denúncias de espionagem


A publicação de notícias sobre a a rede espionagem norte-americana nas redes sociais está a provocar um aumento acentuado de vendas de 1984, o emblemático romance deGeorge Orwell sobre uma sociedade cerceada da liberdade de expressão.

Na Amazon, maior loja online do Mundo, o livro que Orwellescreveu em 1949 galgou mais de seis mil lugares em poucos dias, passando da posição 6208 do top de vendas para a 194ª.

Na origem desta procura estão as notícias reveladas pelo jornal britânico The Guardian que davam conta da existência do sistema PRISM, da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, que prevê a vigilância de conteúdos de comunicação privada através dos principais servidores comerciais como a Google, Facebook ou Youtube, além de companhias telefónicas. O antigo elemento dos serviços de informações, Edward Snowden, de 29 anos, que denunciou a situação encontra-se em parte incerta, embora vários periódicos indiquem que está refugiado em Hong Kong.

A polémica obrigou mesmo o presidente norte-americano a fazer uma intervenção. Segundo Barack Obama, o sistema é um meio de combate contra o terrorismo, pelo que a sua utilização se justifica, "em nome da segurança dos norte-americanos".



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...