RELÓGIO DO APOCALIPSE

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Novos computadores podem apagar pensamentos sem o seu conhecimento, alertam especialistas


Novas leis de direitos humanos são necessárias para proteger informações sensíveis na mente de uma pessoa de 'recolha, armazenamento, uso ou até mesmo exclusão não autorizados'

"Você não pode tocar a liberdade de sua mente", escreveu o dramaturgo John Milton em 1634.

Mas, quase 400 anos depois, avanços tecnológicos em máquinas que podem ler nossos pensamentos significam que a privacidade do nosso cérebro está sob ameaça.

Agora, dois éticistas biomédicos estão pedindo a criação de novas leis de direitos humanos para garantir que as pessoas sejam protegidas, incluindo "o direito à liberdade cognitiva" e o "direito à integridade mental".

Os cientistas já desenvolveram dispositivos capazes de dizer se as pessoas são politicamente de direita ou de esquerda. Numa experiência, os pesquisadores conseguiram ler a mente das pessoas para contar com 70% de exactidão se planejar somar ou subtrair dois números. 

Facebook também revelou recentemente que tinha trabalhado secretamente em tecnologia para ler as mentes das pessoas para que elas pudessem digitar apenas o seu pensamento

Médicos pesquisadores conseguiram recolher parte do cérebro de um homem paralisado com um computador para permitir que ele estimule os músculos de seu braço e pudesse movê-lo e se alimentar.

Os eticistas, escrevendo num artigo na revista Life Sciences, Society and Policy, enfatizaram as "oportunidades sem precedentes" que resultariam da "distribuição onipresente de neuro-aplicações mais baratas, escaláveis ​​e fáceis de usar" que tornariam a neurotecnologia " Intrincada em nossa vida quotidiana ".

No entanto, tais dispositivos estão abertos ao abuso num grau assustador, como os académicos deixaram claro.

Eles alertaram que "hackiar o cérebro maliciosamente" e "usos perigosos da neurotecnologia médica" podem exigir uma redefinição da ideia de integridade mental.

"Sugerimos que, em resposta às possibilidades emergentes de neurotecnologia, o direito à integridade mental não deve garantir exclusivamente a protecção contra doenças mentais ou lesões traumáticas, mas também contra intrusões não autorizadas no bem-estar mental de uma pessoa, através do uso de neurotecnologias, especialmente se tais intrusões resultarem em Físico ou mental para o usuário de neurotecnologia ", escreveram os especialistas em ética.

"O direito à privacidade mental é um direito de privacidade neuro-específico que protege as informações confidenciais ou sensíveis na mente de uma pessoa de recolha, armazenamento, uso ou até exclusão não autorizada em formato digital ou de outra forma".

E advertiram que as técnicas eram tão sofisticadas que as mentes das pessoas podiam ser lidas ou interferidas sem o seu conhecimento.

"As intrusões ilícitas na privacidade mental de uma pessoa não necessariamente envolvem coerção, pois poderiam ser realizadas sob o limiar da experiência consciente de uma pessoa", escreveram no artigo.

"O mesmo vale para as acções que envolvem danos à vida mental de uma pessoa ou modificações não autorizadas da continuidade psicológica de uma pessoa, que também são facilitadas pela capacidade das neurotecnologias emergentes para intervir no processamento neural de uma pessoa na ausência da consciência da pessoa".

Propuseram quatro novas leis de direitos humanos: o direito à liberdade cognitiva, o direito à privacidade mental, o direito à integridade mental e o direito à continuidade psicológica.

O professor Roberto Andorno, académico da Faculdade de Direito da Universidade de Zurique e co-autor do artigo, disse: "A tecnologia de imagem cerebral já chegou a um ponto onde há discussão sobre sua legitimidade no tribunal criminal, por exemplo como uma ferramenta para avaliar criminal Responsabilidade ou mesmo o risco de reincidência. 

"As empresas consumidoras estão usando imagens de cérebro para 'neuromarketing' para entender o comportamento do consumidor e obter respostas desejadas dos clientes. 

"Existem também ferramentas como 'descodificadores cerebrais' que podem transformar dados de imagem cerebral em imagens, texto ou som. 

"Tudo isso pode representar uma ameaça à liberdade pessoal que buscamos abordar com o desenvolvimento de quatro novas leis de direitos humanos".

E seu colega Marcello Ienca, do Instituto de Ética Biomédica da Universidade de Basileia, disse: "A mente é considerada o último refúgio da liberdade pessoal e autodeterminação, mas os avanços na engenharia neural, imagens cerebrais e neurotecnologia colocam a liberdade de A mente em risco. 

"Nossas leis propostas dariam às pessoas o direito de recusar a neurotecnologia coercitiva e invasiva, proteger a privacidade dos dados recolhidos pela neurotecnologia e proteger os aspectos físicos e psicológicos da mente de danos causados ​​pelo mau uso da neurotecnologia".

Ele admitiu que tais avanços podem soar como algo fora do mundo da ficção científica.

Mas ele acrescentou: "Neurotechnology caracterizado em histórias famosas, em alguns casos, já se tornou uma realidade, enquanto outros estão cada vez mais perto, ou existem como protótipos militares e comerciais. 

"Precisamos estar preparados para lidar com o impacto que essas tecnologias terão sobre nossa liberdade pessoal".

fonte: Independent

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...