RELÓGIO DO APOCALIPSE

quinta-feira, 13 de abril de 2017

EUA lançam no Afeganistão a maior bomba não nuclear existente


Pentágono assume que utilizou aquela que é conhecida como "mãe de todas as bombas"

As Forças Armadas norte-americanas anunciaram esta quinta-feira que utilizaram no Afeganistão aquela que é a mais potente bomba não nuclear do seu arsenal, numa série de ataques a complexos do ISIS.

O engenho, de 10 toneladas, tem a designação oficial de GBU-43 Massive Ordnance Air Blast Bomb, cuja sigla dá MOAB, que lhe vale a alcunha Mother of All Bombs - "a mãe de todas as bombas".

O porta-voz do Pentágono, Adam Stump, citado pela AP, afirmou que a bomba foi utilizada contra esconderijos em cavernas do Estado Islâmico na província de Nangarhar, próxima da fronteira com o Paquistão.

Esta é a primeira vez que a bomba é utilizada em cenário de guerra. Até agora, só tinha sido detonada em testes controlados.

O líder das forças internacionais no Afeganistão, o general john Nicholson, especificou que a bomba foi usada contra cavernas e bunkers do Estado Islâmico. "Esta é a munição certa para eliminar estes obstáculos e manter o ímpeto da nossa ofensiva contra o ISIS", disse, citado pela Reuters.

Não são conhecidos ainda com exatidão a extensão dos danos realizados por este ataque.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...