Watch live streaming video from occupynyc at livestream.com

terça-feira, 19 de abril de 2011

EUA apoiaram secretamente grupos anti-regime na Síria


A administração dos Estados Unidos da América terá apoiado secretamente grupos de oposição sírios, ajudando a criar um canal de televisão, o Barada TV, contra o regime de Bashar al-Assad. Desde 2006, terão sido transferidos cerca de 4,2 milhões de euros.

A informação foi avançada pelo diário norte-americano The Washington Post, que se baseia em relatórios divulgados pelo site do Wikileaks.

A transferência de fundos teria como objectivo financiar o Barada TV e as actividades de grupos de oposição ao regime na Síria, com o intuito de retirar o presidente Bashar al-Assad do poder que ocupa desde 2000.

Os fundos norte-americanos começaram a ser transferidos em 2006 ainda durante a presidência de George W. Bush, que em 2005 havia congelado as relações diplomatas com a Síria.

O apoio financeiro prosseguiu ainda sob a administração de Barack Obama, apesar dos esforços que têm sido incutidos para reatar das relações políticas com o regime de Bashar al-Assad.

Os relatórios do Wikileaks referem igualmente que em 2009 vários responsáveis norte-americanos preocuparam-se com a possibilidade dos serviços secretos sírios descobrirem a transferência de fundos.

Segundo os relatórios, os diplomatas dos EUA sabiam que as autoridades sírias «considerariam, sem margem para dúvidas, quaisquer fundos norte-americanos destinados a grupos políticos ilegais como o equivalente a apoiar uma queda do governo».

O Barada TV, sediado em Londres, começou a sua transmissão em 2009, e tem sido um dos principais canais televisivos que tem feito a cobertura dos protestos em massa que espoletaram no país no início de Março.

Desde que os protestos e manifestações começaram a encher as ruas na Síria, a administração de Barack Obama ainda não emitiu qualquer parecer sobre o futuro político do país, pronunciando apenas declarações públicas onde condena as mortes que têm ocorrido no país.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...