RELÓGIO DO APOCALIPSE

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Wikileaks deixa de publicar novos documentos


O site Wikileaks anunciou que vai deixar de publicar novos documentos por falta de financiamento

O anúncio foi feito hoje pela organização liderada por Julian Assange, que revela que pretende reunir fundos para garantir que o site continue acessível no futuro.

Com esta decisão o site resolveu suspender a publicação de novos documentos, tal como tinha vindo a fazer nos últimos meses.

Citado pela BBC Julian Assange afirma que desde o final do ano passado que o site estava a ser alvo de um «bloqueio financeiro arbitrário e ilegal» por parte de várias empresas norte-americanas, entre as quais refere Bank of America, Visa, MasterCard, PayPal e a Western Union.

O líder do Wikileaks sublinha que este «ataque destruiu 95 por cento das nossas receitas», resultante do impedimento de receber «dezenas de milhões de dólares em doações».

Para Julian Assange «um punhado de empresas financeiras dos EUA não pode ser autorizada a decidir a forma como o resto do mundo vota com o seu bolso».

A suspensão da publicação de novos documentos surge poucos meses depois de o site ter começado a divulgar um conjunto de telegramas diplomáticos norte-americanos, que revelavam alguns segredos de bastidores da diplomacia dos EUA.

Em resposta a este bloqueio o responsável máximo pelo site já revelou que pediu uma investigação à Comissão Europeia, assim como em vários países.

Agora, Assange defende que o Wikileaks tem de «se financiar agressivamente para poder responder a este bloqueio e aos seus defensores».

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...