RELÓGIO DO APOCALIPSE

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Morte de Kadhafi usada para espalhar vírus


A morte de Muammar Kadhafi está a ser utilizada como isco para espalhar vírus na Internet, nomeadamente através de hiperligações colocadas em redes sociais, alertou hoje a empresa BitDefender.

«A maior parte destas fraudes está a ser distribuída através das redes sociais como o Twitter, onde os ciberdelinquentes criaram falsos perfis para enviar mensagens que contêm links maliciosos», refere a empresa de software de segurança na Internet.

De acordo com a BitDefender, «as mensagens anunciam a morte de Kadhafi e incluem um link que, em teoria, daria acesso ao vídeo onde se mostra como morreu Kadhafi. Na realidade, contudo, esses links conduzem ao download de diferentes exemplares de malware».

«O uso de notícias sobre a morte - real ou não - de personalidades famosas é uma das tendências mais claras no mundo dos ciberdelinquentes nos últimos meses. Assim, os criadores de ‘malware’ aproveitaram a morte de Amy Winehouse, Steve Jobs ou uma falsa notícia sobre o falecimento de Lady Gaga para infetar os computadores dos utilizadores», salienta a empresa.

A BitDefender aconselha os utilizadores a, perante notícias sensacionalistas, aumentarem as precauções, analisando o endereço do link antes de fazer clique.

Caso cheguem a uma página em que é pedido para descarregar algum complemento para visualizar um vídeo, a empresa recomenda que os utilizadores «a abandonem de imediato, já que, provavelmente, se trata de uma página maliciosa».

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...