RELÓGIO DO APOCALIPSE

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Indignados convocam mobilização mundial para 15 de Outubro



















Centenas de manifestantes aguardam, em Bruxelas, pelo protesto de sábado

Os "indignados" de Espanha, um dos primeiros países a aderir ao movimento em Maio, apelaram à realização a jornada de protesto de dimensão mundial, no próximo sábado. Bruxelas está em contagem decrescente para a grande manifestação, enquanto em Nova Iorque os "indignados" não desmobilizam de Wall Street.

O site com o nome "United for globalchange" mostra o mapa onde estão assinaladas mais de 400 iniciativas previstas para sábado, em pelo menos 45 países. Lisboa e Porto serão, também, palco de manifestações.

Em Lisboa, o protesto intitulado "15 de Outubro, a Democracia sai à rua!" começa com um desfile entre o Marquês de Pombal e São Bento, sendo depois organizada uma assembleia popular em frente ao Parlamento. A acção termina com a realização de uma vigília.

Em 12 de Março, o protesto português da "Geração à Rasca" levou quase 500 mil pessoas às ruas de todo o país.

O movimento dos "indignados" ganhou nas últimas semanas um novo fôlego com a realização de manifestações em Nova Iorque sob o lema "Occupy Wall Street".

"Estamos muito contentes que Nova Iorque tenha conseguido uma grande visibilidade", afirmou, à France-Presse, Jon Aguirre Such, porta-voz da plataforma espanhola "Democracia Real Já!", organização que teve na origem da manifestação de 15 Maio, em Madrid, e no surgimento do movimento dos "indignados" espanhóis contra o desemprego e a crise económica.

"Isto mostra que esta é uma questão que não diz só respeito a Espanha, mas sim ao mundo inteiro porque a crise é global, os mercados operam à escala global", afirmou o mesmo representante.

"Unidos sob uma única voz, vamos dizer aos políticos e às elites financeiras que eles servem, que agora somos nós, o povo, que vai decidir o nosso futuro", refere um manifesto aprovado numa assembleia realizada em Madrid a 30 de Setembro.

No próximo sábado, os "indignados" espanhóis vão concentrar-se no centro de Madrid, tal como fizeram na jornada de protesto do passado dia 19 de Junho, que conseguiu reunir então cerca de 200 mil pessoas em todo o país.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...