RELÓGIO DO APOCALIPSE

terça-feira, 14 de junho de 2011

Negociações secretas para prolongar presença dos EUA


Os governos dos EUA e do Afeganistão estão em negociações secretas que visam prolongar a presença norte-americana naquele país asiático após a saída de 130 mil militares em 2014. No terreno ficariam algumas tropas, espiões e poder aéreo.

De acordo com o The Guardian, as negociações decorrem secretamente há mais de um mês, apesar de publicamente o assunto mediático ser a saída das tropas regulares no final de 2014. Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, admitiu recentemente que o seu país não quer ter bases militares permanentes no Afeganistão, mas fontes diplomáticas norte-americanas salientam que essas palavras não fecham as portas a outros formas de os EUA estarem presentes no terreno. "Há tropas norte-americanas em vários países, por períodos de tempo consideráveis, que não estão lá permanentemente", explicou uma fonte oficial ao jornal britânico.

Tropas britânicas também vão permanecer no Afeganistão após 2014, para treinar e orientar o exército afegão, admitem fontes da NATO. Mesmo não sendo tropas de combate, os orientadores poderão vir a combater ao lado das tropas afegãs em algumas operações. Até porque, admite a NATO, os talibãs insurgentes vão continuar a actuar após 2014.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...