RELÓGIO DO APOCALIPSE

sábado, 18 de junho de 2011

Comissão Europeia gastou 8 milhões de euros em extravagâncias


Numa altura em que pedia aos 27 para reduzirem custos por causa da crise, a Comissão Europeia gastou oito milhões de euros em jactos privados, festas “cocktail” e férias em resorts de luxo em locais exóticos, avança o Jornal de Negócios.

As comitivas com destino a Papua Nova Guiné, Gana ou Vietname, chegaram a incluir mais de quarenta pessoas. Já Durão Barroso e mais oito assistentes, pagaram 28 mil euros por quatro noites em Nova Iorque, em 2009.

Os dados foram divulgados pelo jornal britânico “Daily Telegraph”, que cita uma investigação do Bureau of Investigative Journalism, uma iniciativa sem fins lucrativos que se dedica a promover a investigação jornalística. Segundo os dados recolhidos, foram gastos 7,5 milhões de euros só em viagens de avião privado.

O Jornal de Negócios adianta ainda que em festas de luxo foram gastos cerca de 300 mil euros. Nestes eventos foram contratadas orquestras de topo, que depois eram brindadas com jóias da prestigiada marca Tiffany. A deslocação dos comissários neste tipo de eventos foi feita de limusina e custou 110 mil euros.

Por via da participação na Cimeira da ONU para as Mudanças Climáticas, em Nova Iorque, Durão Barroso pagou 780€ por noite no hotel New York Península, quando o limite para estadia está definido, nos regulamentos da comissão, em 275€ por noite.

Contactada, a Comissão considerou que o valor é razoável porque os preços foram inflacionados pela Cimeira.

Depois da divulgação destes valores, uma onda de criticas surgiu no Reino Unido, sendo que vários ministros reagiram “furiosamente” aos gastos extravagantes. O ministro britânico para a Europa, David Lidington, disse que “é bastante evidente que a Comissão Europeia pode poupar antes de vir pedir aos governos mais dinheiro”.

A Comissão Europeia decidiu aumentar em 4,9% o seu orçamento para 2012 face ao actual, o que só no Reino Unido vai significar um aumento de três mil milhões de euros em impostos.

fonte: Destak

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...