Um grupo de Marines norte-americanos a posar junto de uma bandeira das SS, no Afeganistão, está a gerar polémica
As imagens que circulam na Internet onde soldados norte-americanos, no Afeganistão, têm literalmente como pano de fundo uma bandeira nazi voltou a colocar o exército dos EUA em maus lençóis.
O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (Marines) desencadeou uma nova polémica esta quinta-feira, quando foi publicada na Internet uma fotografia onde um grupo de militares posa junto a uma bandeira nazi das SS, no Afeganistão.
Na foto, é possível ver um grupo de dez soldados posando diante de uma bandeira americana, por cima de outra com o símbolo das SS - corpo militar ligado ao partido nazi, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial.
O exército norte-americano informou, em comunicado, que o uso desse símbolo é inaceitável, mas os soldados que aparecem na fotografia, tirada em setembro de 2010, não serão punidos.
O comandante da unidade não vai punir os soldados porque "agiram por ignorância, não por fanatismo", explicou um porta-voz militar. "Não sabiam que a bandeira estava ligada a algo racista, fascista", acrescentou o porta-voz de Camp Pendleton, na Califórnia, a que pertenciam os Marines.
Segundo a cadeia de televisão "Fox", os Marines utilizaram o símbolo das SS porque representaria as palavras "sniper scouts" (algo como exploradores franco-atiradores), mas não teriam a intenção de se vincular à organização nazi.
Conheça a história das Waffen SS, a força de elite nazi, de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial.
Documentário: "Waffen SS a força de elite de Hitler" (parte 1)
Documentário: "Waffen SS a força de elite de Hitler" (parte 2)
Documentário: "Waffen SS a força de elite de Hitler" (parte 3)
Documentário: "Waffen SS a força de elite de Hitler" (parte 4)
Documentário: "Waffen SS a força de elite de Hitler" (parte 5)
Documentário: "Waffen SS a força de elite de Hitler" (parte 6)
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário