Um ataque na província afegã de Helmand, contra um comandante talibã, causou a morte a quatro civis e feriu outros dois. Foi a primeira operação envolvendo um Reaper, avião britânico comandado à distância, em que se confirmou terem sido atingidos civis.
The acordo com o The Guardian, esta notícia confirma o receio que existe nos EUA e no Reino Unido relativamente ao uso cada vez mais frequente de 'drones' em zonas de guerra e ameaça os esforços dos comandantes britânicos naquela província em assegurar a confiança das populações antes da transição, ou seja, do momento em que as tropas estrangeiras vão ceder às afegãs o comando das operações de segurança.
Mas, diz o mesmo jornal, os militares britânicos continuam a apostar nos ataques com Reapers, comandados à distância, e consideram que estas mortes se deveram a uma falha de informação no terreno. O comandante talibã, que seguia num dos dois veículos atingidos, foi correctamente identificado e foi ordenado um ataque por um 'droide' que voava perto do local (comandado a partir das instalações da Força Aérea norte-americana, no Nevada, EUA).
Suspeita-se que um dos veículos transportava explosivos. Ambos foram destruídos e o comandante e outros combatentes talibãs foram mortos, mas pouco depois percebeu-se que nos veículos também viajavam civis.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário