RELÓGIO DO APOCALIPSE

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Mais um escândalo abala o Vaticano: fuga de documentos oficiais

Mais um escândalo abala o Vaticano: fuga de documentos oficiais

Há mais um escândalo a abalar o Vaticano, a envolver documentos secretos e fugas de informação. Desta vez, a Santa Sé anunciou hoje a detenção de dois funcionários da Cúria por terem divulgado documentos confidenciais a órgãos de comunicação social. Monsenhor Lucio Angel Vallejo Balda e Francesca Chaouqu estavam a ser investigados há alguns meses no âmbito de um processo de «subtração e divulgação de notícias e documentos confidenciais».

Os dois colaboradores do Papa trabalhavam numa comissão criada em julho de 2013 pelo Papa Francisco para estudar a reorganização dos serviços económicos e administrativos da Santa Sé

Os dois colaboradores do Papa trabalhavam numa comissão criada em julho de 2013 pelo Papa Francisco para estudar a reorganização dos serviços económicos e administrativos da Santa Sé e são agora suspeitos de ter passado informações secretas que estão na origem de dois livros que serão publicados brevemente.

Os dois foram chamados durante detidos e interrogados durante o fim de semana e já esta manhã o departamento do promotor de justiça do Vaticano validou a prisão de Vallejo Ballda e decidiu libertar Francesca Chaouqu, sem medidas cautelares, uma vez que esta colaborou com a investigação.

Os dois livros “Via Crucis”, de Gianluigi Nuzzi, e “Avareza”, de Emiliano Fittipaldi prometem revelar informações secretas sobre as finanças do Vaticano. De acordo com o comunicado divulgado hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, as duas publicações podem vir também a ser alvo de processos judiciais.

Como o caso já não é inédito, o Vaticano vem sublinhar que «[os livros] são fruto de uma grave traição da confiança atribuída pelo Papa e, em relação aos autores, de uma ação para tirar vantagem de um ato gravemente ilícito de entrega de documentação confidencial».

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...