RELÓGIO DO APOCALIPSE

terça-feira, 7 de maio de 2013

A crise está a fortalecer os partidos neonazis na Europa


Membros do partido de extrema-direita grego Aurora Dourada durante um ato de campanha nos arredores de Atenas Fotografia © Yannis Behrakis - Reuters

A crise económica está a impulsionar o crescimento dos partidos neonazis na Europa, que aproveitam para espalhar uma mensagem de nacionalismo, anticapitalismo e antissemitismo, denunciou hoje o Congresso Judaico Mundial, num relatório apresentado em Budapeste.

O analista britânico Robin Shepherd, que realizou o estudo a pedido do Congresso Judaico, afirma que a ideologia neonazi está em ascensão no sistema de partidos políticos, dando como exemplos os partidos Aurora Dourada, na Grécia, o Jobbik, na Hungria, e o Partido Democrático Nacional, na Alemanha.

No relatório apresentado aos 500 participantes da Assembleia do Congresso Judaico Mundial, que se realiza esta semana em Budapeste, Hungria, pode ler-se que estes partidos têm uma clara componente antissemita, e que os seus ataques são dirigidos, principalmente, às "minorias não brancas".

Shepherd afirma ainda no relatório que, na mensagem destes partidos, o antissemitismo forma uma "combinação tóxica com o chauvinismo nacional e a retórica anticapitalista".

O analista britânico avisa que a situação é de "alerta amarelo", e que com a situação económica a piorar, estes partidos podem ganhar ainda mais força.

Para combater este problema, Shepherd diz que é necessário denunciar ataques e declarações antissemitas, que atraem a atenção da comunidade judaica mas podem não ser detetados pelo "radar dos políticos".

O analista propõe ainda o isolamento público dos partidos e dos políticos antissemitas, e diz ser necessário considerar se os "partidos neonazis podem ser proibidos ou as suas atividades limitadas por meios legais", algo que deve ser estudado por especialistas em direito constitucional.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...