Era uma vez um anúncio da Coca Cola e dois anúncios do povo
A Coca Cola escreve sobre o bom que é Portugal. Um YouTuber usam a mesma ideia para realçar a verdade de Portugal que a Coca Cola esconde.
Criado a 22 de Dezembro, a Coca Cola lançou um vídeo no YouTube enumerando como Portugal era um bom país usando frases como “Enquanto uns dizem que tudo está perdido mais de 200 000 casais querem ter um filho” ou “Por cada crime cometido em Portugal há três pessoas que se oferecem para o voluntariado”.
Numa semana este vídeo teve mais de 300.000 visualizações no YouTube.
Três dias depois, dia 26 de Dezembro, o YouTuber vascostmr colocou um vídeo de resposta a esse mesmo anúncio já com o metade das visualizações do vídeo da Coca Cola. Nesse vídeo pode-se ler as mesmas mensagens mas com um ponto de verdade no fim, por exemplo “Enquanto uns dizem que tudo está perdido mais de 200 000 casais querem ter um filho, a maioria não tem porque não possui condições económicas” ou “Quando Portugueses mostram a realidade de Portugal há quem invente vídeos para mascarar a verdade”.
Existe ainda outro vídeo criado no mesmo dia pelo YouTuber CGPInsurgente com o mesmo intuito e talvez um caráter mais político com frases como “Por cada fogo de artifício na Madeira há 1000 trabalhadores que ficam sem subsídio de Natal” ou “Por cada licenciado que arranja emprego na função pública há três que são forçados a emigrar para fugir aos impostos”.
Se juntarmos as visualizações dos dois vídeos feitos pelos Portugueses (e não por uma marca estrangeira ou multinacional) temos quase 65% das visualizações dos vídeos da Coca Cola.
Estes vídeos no entanto não têm por trás uma maquina financeira nem tão pouco uma marca e pessoas licenciadas em algo relacionado com marketing.
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