RELÓGIO DO APOCALIPSE

quarta-feira, 7 de março de 2012

Descoberta forma de fazer escutas em smartphones encriptados

























Os processadores utilizados nos smartphones podem estar a emitir sinais de rádio que podem ser captados e usados para revelar informação sensível, mesmo que esteja encriptada.

Os sinais são emitidos pelos processadores de smartphones, tablets ou equipamentos como o iPod Touch. Na conferência RSA, Gary Kenworthy, da Cryptography Research, conseguiu captar o padrão de sinais que estavam a ser emitidos por um iPod Touch com uma antena e um software de computador. O padrão detectado, explicou Kenworthy, revela a chave de encriptação usada por uma app e pode ser decifrada para espiar comunicações.

De acordo com notícia da Technology Review, que cita vários engenheiros presentes na conferência, todos os aparelhos com processador emitem estes sinais quando estão ativos. Este sinal pode ser sempre captado por alguém mal intencionado, que pode acabar por decifrar as chaves de encriptação usadas e conseguir espiar as comunicações de qualquer utilizador.

No caso do iPod Touch, o “espião” poderia estar a 300 metros da vítima e conseguir igualmente captar as comunicações. Há equipamentos que poderiam exigir que o atacante estivesse mais próximo e, neste caso, poderiam ser utilizados chips NFC (de Near Field Technology) adulterados para se conseguir ter acesso aos dados.

Esta falha já foi apresentada aos fabricantes e, segundo Kenworthy, os investigadores estão a trabalhar com uma marca de tablets e smartphones, para corrigir esta falha.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...